Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
O Governo do Amapá avança na promoção do desenvolvimento sustentável ao assinar nesta quinta-feira, 9, um acordo de cooperação técnica e comercial com o Governo da Região de Marche, na Itália. O foco está no impulsionamento das cadeias produtivas, especialmente no segmento de móveis de madeira, em busca de novos rumos econômicos para o Estado.
A parceria visa impulsionar a produção local, além de gerar empregos e fomentar o desenvolvimento social. O vice-governador TELES JÚNIOR ressaltou que a iniciativa, envolvendo também o Sebrae e o Senai do Amapá, reflete diretamente a política estadual de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
O acordo prevê o suporte técnico para o fortalecimento do setor produtivo. A Região de Marche, conhecida por sediar a maior quantidade de indústrias móveis na Itália, torna-se um ponto estratégico para essa conexão com o potencial das empresas amapaenses.
Inovações na fabricação, aprimoramentos nos sistemas de venda e a ampliação da rede de contatos (networking) representam apenas alguns dos benefícios que um acordo como este pode proporcionar ao setor.
JOSIEL ALCOLUMBRE, presidente do Sebrae no Amapá, destacou que a parceria com a Itália permitirá a transferência de tecnologia, inovação e conhecimento, colocando os produtos amapaenses em destaque global. A comitiva amapaense, composta por representantes do Sebrae e Senai, foi recebida pelo governador da Região de Marche, FRANCESCO ACQUAROLI.
O governo amapaense, ao longo de 2023, intensificou esforços para ampliar a oferta de madeira certificada, com autorizações para projetos de manejo florestal comunitário.
Com a colaboração com Marche, o Amapá busca aprender e aplicar as melhores práticas para impulsionar o setor, contando com o suporte técnico do Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis (Cosmob), referência na União Europeia.
O Amapá é um do Brasil, situado na região da Amazônia.
Com informações/ Cristiane Nascimento
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL