Amapá Digital | Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025.
No último sábado, 19, o município de Pedra Branca do Amapari testemunhou um marco histórico na agroindústria da região Centro-Oeste do estado: a primeira colheita de soja em uma área de 165 hectares de plantação. Acompanhado pelo governador do Amapá, Clécio Luís, além de membros do governo, empresários, políticos e produtores rurais, o Dia de Campo celebrou o feito e ressaltou a importância do desenvolvimento econômico sustentável.
Durante o evento, o governador Clécio Luís enfatizou a valorização da atividade econômica produtiva sustentável, que não apenas gera empregos e renda, mas também contribui para a dignidade dos cidadãos. "É assim que vamos, todos juntos, melhorar a nossa economia, com respeito às leis ambientais e com respeito a quem vive na Amazônia", afirmou Clécio Luís.
A colheita ocorreu em uma das fazendas do grupo Agromix, uma empresa diversificada que se dedica à produção de soja, milho, piscicultura, criação de animais e, mais recentemente, bovinos puros da raça Nelore. O deputado estadual Júnior Favacho, sócio do grupo, expressou a visão de um futuro promissor: "Esse é o Amapá que sonhamos. Que seja a primeira colheita de muita fartura e que possamos inspirar outros produtores, dando uma nova vocação para esse município."
Os visitantes puderam conhecer não apenas a primeira safra colhida, mas também os equipamentos modernos utilizados na produção, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores. A prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, enfatizou o potencial da região: "Nosso sonho é ver o desenvolvimento, a geração de emprego, ver o nosso Amapá crescendo cada vez mais por meio da agricultura."
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico, o estado está se preparando para a 52ª edição da Expofeira Agropecuária do Amapá, que ocorrerá de 29 de setembro a 8 de outubro no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Além de ser um espaço de entretenimento, a Expofeira será uma oportunidade para negócios, compartilhamento de tecnologias e capacitações, destacando a vitalidade da agroindústria amapaense. "O Amapá está gerando riqueza e empregos através dos seus recursos naturais", ressaltou Jurandil Juarez, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL