LGBTQIAP+

Cartilha "Turismo e Diversidade" promove inclusão no setor turístico do Amapá


Material apresenta informações para atendimento qualificado e combate à homofobia nas viagens pelo estado.


No intuito de promover a inclusão e o respeito, o Governo do Amapá apresentou a cartilha "Turismo e Diversidade", um guia contendo informações para aprimorar a experiência do público diverso ao ser atendido ou utilizar serviços turísticos no estado. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento do turismo acessível a todos os cidadãos.

O lançamento da cartilha ocorreu durante a abertura do Mês da Diversidade, na sexta-feira, 5, na Praça da Bandeira, durante a realização da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá. O evento traz como tema deste ano "Olha eu aqui de novo: viver, morrer, renascer. Firme e Forte!".

A cartilha foi produzida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e tem como propósito sensibilizar os profissionais que atuam no setor para atender de maneira qualificada e segura. O material contém informações relevantes para combater, especialmente, a homofobia, reforçando o Amapá como um destino acolhedor e inclusivo para viagens.

Entre os conteúdos apresentados, a cartilha aborda temas relacionados à legalidade, conceitos básicos, além de fornecer dicas sobre como oferecer um atendimento de excelência. O guia também inclui um calendário com sugestões de datas para celebrações.

A secretária de Turismo, Anne Monte, destacou o apoio do Governo do Estado à Parada do Orgulho LGBTQIAP+ como um evento turístico a ser fortalecido para promover mais oportunidades de trabalho e lazer dentro desse segmento.

"A nova gestão tem esse olhar carinhoso para o nosso trade turístico. O plano de ação do Governo inclui desenvolver, no mês que antecede o evento, um pacote de ações que possam colaborar na qualificação dos equipamentos turísticos do Amapá, e a elaboração e a distribuição da Cartilha já são um dos resultados desse plano de ação", ressaltou Anne.

Dados do Ministério do Turismo indicam que os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes em todo o mundo e movimentam 15% do faturamento do setor.

O segmento turístico voltado para a comunidade LGBTQIAP+ é um dos que mais crescem globalmente, tornando-se um nicho atrativo para os destinos turísticos. A Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS) aponta que esse grupo viaja quatro vezes mais que a média e gasta 30% a mais que o turista tradicional.

A presidente do Conselho Estadual da População LGBTQIA+ do Amapá, Cristina Brandão, enfatizou que a ideia é fortalecer as oportunidades de desenvolvimento econômico também dentro desse segmento.

"Foi uma solicitação do Conselho à Setur para colocar em pauta o turismo dentro do segmento, o que possibilita a abertura de oportunidades de trabalho e de entretenimento para esta população, que inclusive investe muito em viagens. E claro, fortalecer essas orientações para o trade turístico, para que esse público possa ter um bom atendimento nos hotéis, restaurantes, bares, entre outros serviços", explicou Cristina.

Inicialmente, foram produzidos 10 mil exemplares da cartilha, que serão distribuídos entre o trade turístico, o público em geral e as secretarias estaduais e municipais de turismo, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e consciente no setor turístico do Amapá.

Acesse a Cartilha aqui.

 

Com informações/Amelline de Queiroz

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL