Amapá Digital | Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025.
O evento busca reduzir a letalidade entre jovens negros e promover a transversalidade na valorização da juventude amapaense. Participantes compartilham propostas para o Plano de Juventude Negra Viva no Amapá.
Na quinta-feira, dia 3 de agosto, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou da abertura da Caravana Participativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) na Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O evento faz parte do Plano de Juventude Negra Viva (PJNV) e tem como objetivo ouvir os jovens de todo o país para construir políticas públicas efetivas que reduzam a letalidade entre jovens negros no Brasil.
O Amapá é o 15º estado a receber a ação da Caravana, que busca promover a transversalidade e a inclusão da juventude negra nos processos políticos e sociais. Durante o evento, foram realizadas apresentações de marabaixo, expressão cultural típica da região, com as vozes de Lorrany Mendes e a batida da caixa de Marcelo Coimbra.
O Plano de Juventude Negra Viva (PJNV) busca a construção coletiva e participativa, envolvendo jovens de diferentes estados brasileiros. A primeira fase consiste em ouvir os jovens presentes na Caravana, enquanto a segunda fase, que ocorreu no dia seguinte, foi dedicada à formulação de propostas para políticas públicas baseadas na realidade local do Amapá.
Durante a abertura, o governador Clécio Luís enfatizou a importância de trazer a juventude amapaense para o debate e a construção de um programa voltado ao enfrentamento da violência. Ele destacou a necessidade de investir em formação, capacitação, geração de emprego e perspectivas de futuro para a juventude, além de promover a participação ativa dos jovens nos processos políticos.
A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, também presente no evento, ressaltou que o Amapá é um estado de maioria negra e defendeu a urgência de ações direcionadas à juventude negra, visando a mudança de realidade para muitos jovens da região.
Desde o início do ano, a Caravana Participativa do Ministério da Igualdade Racial tem percorrido todo o Brasil para ouvir os jovens negros e desenvolver o Plano de Juventude Negra Viva. O objetivo é dar voz e oportunidade para que os jovens não só relatem problemas, mas também colaborem na busca de soluções para os desafios enfrentados pela juventude negra, principalmente nas favelas e áreas periféricas.
Além do governador Clécio Luís, estiveram presentes na Caravana a secretária extraordinária de Juventude, Priscila Magno, o procurador-geral do Estado, Thiago Lima Albuquerque, a reitora da Ueap, Katia Paulino, e a secretária nacional adjunta de Juventude da Presidência da República, Jessy Dayane dos Santos.
A Caravana Participativa do Ministério da Igualdade Racial é uma iniciativa importante para promover a inclusão e valorização da juventude negra no Brasil e buscar soluções para os desafios enfrentados por essa parcela da população. O engajamento dos jovens no processo de formulação de políticas públicas é essencial para garantir um futuro mais justo e igualitário para todos.
Com informações/Gabriel Penha
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL