Interior do Amapá

Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural: Diálogo para o desenvolvimento da agricultura familiar no Amapá


O objetivo é diagnosticar e propor estratégias para o setor primário do estado.


Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o Governo do Amapá dará início à 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com as primeiras plenárias municipais nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. As atividades estão sendo coordenadas pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

A conferência tem como tema central "Assistência Técnica e Extensão Rural pública como vetor para o desenvolvimento da agricultura familiar", com o objetivo de realizar um diagnóstico do cenário atual do setor e propor estratégias e ações participativas para promover a universalização da assistência rural pública aos agricultores familiares.

O evento visa fomentar o diálogo e a interação entre a sociedade civil, governos e movimentos sociais. O diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos, ressalta que o Governo do Estado está empenhado em ouvir as demandas dos diversos segmentos e, a partir disso, definir os serviços a serem executados.

"Queremos reunir agentes governamentais ligados ao setor produtivo, a sociedade civil, produtores familiares e comunidades tradicionais para alinhar nossa atuação no campo pelos próximos anos. Sabemos que existem desafios e, nessas conferências locais, poderemos debater as atividades que melhor se adequem às necessidades de cada município", enfatiza Santos.

As plenárias serão realizadas em todos os 16 municípios do Amapá, totalizando 24 escutas nas localidades, e abordarão quatro eixos principais: Desenvolvimento social, econômico e ambiental; Avaliação dos serviços, atendimento e acesso ao beneficiário; Crédito, administração e comercialização; e Assistência Rural na qualificação e fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento rural.

Após cada plenária municipal, representantes serão definidos para compor a Conferência Estadual, cuja data ainda será agendada. Após as plenárias em Vitória do Jari e Laranjal do Jari, os próximos municípios a receberem o evento serão Amapá e Pracuúba no dia 15, seguidos por Tartarugalzinho no dia 17. A etapa da conferência em Macapá, prevista para ser a maior, está programada para ocorrer durante a realização da 52ª Expofeira.

 

Confira as datas das plenárias da Conferência Estadual:

  • Vitória do Jari: Sexta-feira, 4 de agosto, às 8h, no Centro Comunitário, na Av. Airton Senna, 1070.
  • Laranjal do Jari: Sábado, 5 de agosto, às 8h, na Escola Municipal Raimunda Capiberibe, na Av. Tancredo Neves, 901.

O Amapá dá um importante passo rumo ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, promovendo ações participativas que envolvem diferentes atores em busca de soluções conjuntas para o setor.

 

Com informações/Weverton Façanha

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL