Amapá Digital | Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025.
Iniciativa vai oportunizar 70 novos empreendimentos em todo o estado. Veja como participar.
O sonho de ter o próprio negócio ganha força no Amapá com o lançamento da 4ª edição do Programa Minha Primeira Empresa pelo Governo do Estado. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (27) no Palácio do Rio Mutuacá, em Mazagão Velho, e anunciou um aporte financeiro de R$ 2,3 milhões, proporcionando oportunidades para 70 novos empreendimentos em todo o estado.
Durante o evento, o governador Clécio Luís entregou simbolicamente 20 cheques aos finalistas da 3ª edição do programa, injetando mais de R$ 600 mil na economia amapaense para estimular novos negócios através de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo.
"Nós estamos tratando o fomento como incentivo à criação e investimento de novos negócios, não como política de governo, mas como política de Estado, pois nós queremos um Amapá empreendedor", enfatizou Clécio Luís.
O programa é destinado a três públicos diferentes: potenciais empreendedores de programas sociais, universitários empreendedores e empreendedores dos segmentos do comércio, indústria, serviços, startups, cooperativas e associações de produtores e produtores rurais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://www.processoseletivo.ap.gov.br até o dia 20 de agosto.
Os beneficiados receberão capacitação, orientação, financiamento e acompanhamento para alavancar seus empreendimentos e impulsionar a economia local. O programa tem como objetivo fomentar ações empreendedoras, gerando impactos econômicos positivos no ambiente de negócios do Amapá, com a criação de novas empresas, geração de empregos e incremento da renda.
Um dos empreendedores beneficiados pela iniciativa é Robson de Sousa Brito, que há 20 anos atua no Amapá com vendas de sorvetes através da empresa Sorveteiro Amigo. Ele destacou a importância do programa ao afirmar: "Eu confesso que nunca imaginei que um ambulante pudesse se tornar dono do seu próprio empreendimento. Hoje, eu estou aqui, recebendo esse fomento que vai me permitir aumentar o meu negócio e contratar dois novos colaboradores, ajudando a gerar emprego".
A distribuição das 70 vagas fica assim:
Destaca-se que 10% das vagas de cada edital são reservadas para mulheres empreendedoras, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Os candidatos podem concorrer por cotas no momento da inscrição.
O Programa Minha Primeira Empresa faz parte do Programa de Fomento ao Empreendedorismo, criado pela Lei nº 2447/2019 e regulamentado pelo Decreto nº 4076/2020, com o propósito de promover o crescimento econômico do estado, impulsionar a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população local por meio do estímulo à criação de novas empresas e geração de empregos.
Com a iniciativa, o Governo do Amapá fortalece o cenário empreendedor e promove a busca por um futuro mais promissor, com uma economia sustentável e próspera para todos. Os interessados em realizar o sonho de ter o próprio negócio têm agora a oportunidade de fazer parte dessa transformação e contribuir para o crescimento do estado.
Com informações/Leidiane Lamarão
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL