Amapá Digital | Domingo, 29 de junho de 2025.
O seu médico pode fornecer check-ups de rotina, vacinas e oferecer tratamento quando não se está se sentindo bem. Mas quando tem um problema cardíaco, ele pode não ter todas as respostas. Você poderá ter que consultar um médico especializado em problemas cardíacos.
Cardiologistas são médicos que têm educação e formação extra na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. São especialistas no próprio músculo cardíaco e nas artérias e veias que transportam sangue.
Os médicos veem muitos tipos diferentes de doenças ao longo do dia, enquanto os cardiologistas se concentram especificamente nos problemas cardíacos. São um bom jeito de gerir o risco de doenças cardíacas, ou de descobrir que se têm doenças cardíacas.
Há muitas especialidades dentro da categoria de cardiologia. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de cardiologistas.
Para muitas pessoas, a escolha de um cardiologista começa com um médico de cuidados primários. Se for ao médico com certos sintomas ou se tiver um historial familiar de doença cardíaca, o seu médico pode fazer exames para verificar a existência de doenças cardíacas.
Se estes testes mostrarem que têm doenças cardíacas, o seu médico de cuidados primários irá muito provavelmente encaminhá-lo para um cardiologista. É uma boa ideia consultar um cardiologista, se tiver:
Também pode optar por procurar um cardiologista se teve um problema cardíaco no passado, como um problema cardíaco durante a sua infância ou gravidez. Ambos estes problemas do passado podem aumentar o seu risco de outro problema cardíaco no futuro.
Se você tem alguma dúvida sobre interação medicamentosa (A tadalafila pode causar infarto? outros medicamentos podem ser usados com hipertensivos?) um cardiologista também pode ser consultado.
A escolha de um cardiologista não é uma decisão para se tomar sem pensar. Se estiver tentando escolher uma lista de opções, faça a si próprio estas perguntas para reduzir a lista.
Porque é importante: Os cardiologistas devem ser certificados em cardiologia pelo Conselho de Medicina.
Porque é importante: Ninguém quer despesas médicas de surpresa. Verifique duas vezes com a sua companhia de plano de saúde ou com o consultório de cardiologia para ter a certeza de que estão na sua rede.
Porque é importante: Fale com amigos e familiares na sua comunidade. Embora as revisões on-line possam ser úteis, é mais provável que obtenha uma resposta honesta e imparcial de um paciente atual do que uma revisão na Internet.
Porque é que isso é importante: Se tiver uma doença cardíaca ativa, poderá ir muito ao consultório para fazer check-ups e testes. Se não quiser conduzir uma longa distância, a localização é importante!
É importante se perguntar isso com qualquer especialista médico, como por exemplo uma consulta com um médico urologista ou com um médico endócrino.
Depois de ter escolhido um cardiologista, terá de se preparar para a sua primeira visita:
Quando consultar o seu cardiologista, poderá realizar alguns exames ou encaminhá-los para outro especialista para o tratamento.
Pode também trabalhar com outros profissionais médicos para gerir a sua condição, incluindo:
Lembre-se, o seu médico de cuidados primários ainda é o seu médico! Eles podem coordenar os seus cuidados se precisar de consultar vários médicos, e também o ajudarão a gerir a longo prazo a sua doença cardíaca.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL