Amapá Digital | Segunda-Feira, 22 de dezembro de 2025.
Exames são realizados de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde de Macapá disponibilizou testes da orelhinha e linguinha em bebês recém-nascidos. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pedro Barros, Raimundo Hozanan, Marabaixo, Álvaro Corrêa e Cidade Nova. A medida identifica problemas auditivos e fonológicos nas crianças.
O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar da criança.
O teste da orelhinha é importante para detectar se o recém-nascido apresenta problemas de audição. É recomendado que o bebê seja submetido à avaliação antes do primeiro trimestre de vida. A realização do teste é indolor e não tem contraindicação.
O registro é feito através do computador, verificando se a cóclea, parte interna da orelha, está normal e em funcionamento. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a triagem neonatal auditiva, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico da perda auditiva.
Documentos Os pais devem apresentar caderneta de saúde ou Cartão Nacional do SUS da criança, identidade da mãe ou pai e/ou do cuidador da criança.
Serviço – triagem neonatal:
Por Maison Brito, estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL