Amapá Digital | Quinta-Feira, 28 de agosto de 2025.
Mais uma vez o artesanato amapaense está presente na maior feira do setor da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento começou oficialmente nesta sexta-feira, 10, e vai até 19 de dezembro, em Olinda, capital de Pernambuco. Este ano, o estande do Amapá conta com 10 toneladas de peças em argila, madeira, semente, fibra, escama, fio, tecido e com a técnica de reutilização.
Os sete artesãos que representam o Amapá na 21ª Fenearte foram selecionados através de edital de chamamento público, lançado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Logo na abertura do evento, às 14h, foram vendidas 200 peças no estande do Amapá.
“O governo do Estado fez questão de ter o artesanato amapaense presente na Fenearte 2021. Para tanto, custeou o transporte das peças e o retorno do material que não for vendido, além de pagar as despesas com hospedagem aos artesãos. É uma demonstração de incentivo e reconhecimento ao setor, que é tão importante para a economia e geração de renda e empregos”, comentou Junielson Pessoa, gerente estadual de Artesanato.
O estande do Amapá conta com a presença dos experientes artesãos Sandra de Melo Alfaia, Celso Valadares Sales, Manoel Bento Cabral Souza, Francisco Baia Góes (cadastro de reserva), Maria Marlizete Monteiro dos Reis, Maria de Fátima dos Reis Brício, Maria Sueli de Oliveira Pantoja e Antônio Augusto Simões Neto.
Todos os artesãos são cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e possuem a Carteira Nacional do Artesão, uma exigência do edital de chamamento público. Antes de embarcarem para Olinda, eles participaram de uma palestrante ministrada pela Sete com o tema “Novos Mercados, como participar de Feiras” com foco nas técnicas de vendas e atendimento ao público. O objetivo foi orientá-los quanto à apresentação das peças artesanais aos consumidores na hora de comercializar.
Por: João Clésio / Foto: Ascom/Sete
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL