Amapá Digital | Sexta-Feira, 26 de dezembro de 2025.
Webinar acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 16h, e vai contar com a participação de representantes do Ministério Público do Amapá, catadores, iniciativa privada e sociedade civil
O Ministério Público do Amapá e a empresa Pragma Soluções Sustentáveis promovem, nesta quinta-feira (14), das 16h às 17h30, um evento on-line para debater os desafios da implementação da logística reversa no estado e apresentar resultados do trabalho realizado por meio do Programa Recupera, que busca colaborar com o avanço da implementação da logística reversa.
O webinar vai reunir representantes do MP-AP, catadores, iniciativa privada e sociedade civil, que vão discutir sobre a adeia de reciclagem na região e apresentar soluções para as empresas que precisam se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos no estado.
“Hoje, dentre os mecanismos para a realização da logística reversa de embalagens em geral implementados no Brasil, a opção por programas estruturantes, que investem em cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, é a mais eficiente, como é o caso do nosso trabalho no estado do Amapá”, explica Dione Manetti, Diretor Executivo da Pragma Soluções Sustentáveis.
Um dos sistemas de logística reversa mais importantes é o de embalagens em geral, pois trata dos resíduos que estão presentes em nossas casas, que são gerados diariamente por cada um de nós e, a depender da forma como o destinamos, podem também contribuir para mitigar ou ampliar as emissões de gases de efeito estufa.
Trata-se de iniciativas que reconhecem o papel fundamental destes trabalhadores para a preservação do planeta e para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, uma vez que são responsáveis pela destinação de mais de 90% dos resíduos que são reciclados no país.
Sobre o Programa Recupera
Um dos programas de logística reversa mais importantes no país hoje é o Programa Recupera, desenvolvido pela Pragma Soluções Sustentáveis, que em 2020 foi o primeiro a garantir o atendimento de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, por meio de parceria com 71 cooperativas e associações.
Entre os anos de 2019 e 2020, o Programa Recupera já colaborou para garantir a destinação para a reciclagem de mais de 35 mil toneladas de resíduos, atendendo a 99 municípios que congregam 19% da população brasileira.
“Calculamos, com base nos melhores métodos internacionais, que a quantidade de resíduos destinada pelo Programa Recupera para reciclagem, no ano de 2020, tem o potencial de mitigação de 7,5 mil toneladas de emissão de gases de efeito estufa. É a demonstração concreta, em números, de que todas as medidas que estiverem ao nosso alcance devem ser tomadas para que possamos colaborar com a preservação do planeta”, explica Dione Manetti.
Serviço
Webinar: os desafios da logística reversa no estado do Amapá
Quando: quinta-feira (14), a partir das 16h
Para mais informações e acesso ao link: https://www.pragma.eco.br/
Realização: Ministério Público do Amapá e Pragma Soluções Sustentáveis
Por Matheus Dantas
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL