Amapá Digital | Sexta-Feira, 29 de agosto de 2025.
O Fescam tem o investimento de aproximadamente R$ 18 mil em premiações para valorização da música amazônica, com recursos oriundos da Fundação Municipal de Cultura.
A música amazônica foi destaque durante as eliminatórias do 1º Festival da Canção Macapaense (Fescam), realizado pela Prefeitura de Macapá. Nos dias 17 e 18 de setembro, as apresentações das canções inéditas de 20 artistas tucujus encantaram o público que acompanhou o espetáculo de maneira virtual.
Criado para fomentar a produção musical na capital, o 1º Festival da Canção Macapaense apresenta canções inéditas, que foram avaliadas por uma comissão de julgamento sob os critérios de Melhor Arranjo, Letra, Intérprete e Melodia.
O Fescam tem organização da CIA. Oi Noiz Aki, representada neste festival pelo diretor artístico Cláudio Silva. O investimento é de aproximadamente R$ 18 mil em premiações para valorização da música amazônica, com recursos oriundos da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), através do Programa Macapá tem Cultura.
AberturaAbertura do Fescam foi regada à regionalidade amazônica, com o show do artista Adelson Preto, que ao som dos tambores trouxe ancestralidade para o público de casa. A manifestação cultural do marabaixo abriu a Live. O toque das caixas permitiu que os ladrões marabeixeiros transmitissem a essência cultural macapaense. O batuque também animou os telespectadores, mostrando o quanto é bom ser nortista.
‘’Estou feliz da vida com a realização deste momento. Este festival é mais um incentivo para a cultura amapaense, pois coloca os nossos artistas para trabalhar transmitindo alegria. Que daqui saia um bom vencedor’’, destacou Adelson Preto.
1º Noite de Eliminatórias‘Nega Jolie’, de autoria de Amadeu Cavalcante e interpretada por Cléverson Baia, foi a primeira canção apresentada no Fescam. A segunda, teve interpretação da Banda Desiderare e se chamava ‘Mobília’. A terceira da noite, denominada ‘Estradas Festivaleiras’ foi escrita e interpretada por Chermont Jr. Em seguida, a quarta música intitulada ‘Avepoema’, do compositor Aroldo Pedrosa foi cantada por Alber Matos (Pavarotti).
‘Um Açaí pra Arrematar’, de Lene Balieiro, foi a quinta da rodada de apresentações. A sexta, ‘Retrato de Abril’, teve interpretação de Helder Brandão. Comandada por João Amorim, a sétima apresentação trouxe a canção ‘Oração’.
Finalizando as eliminatórias do noite, as apresentações ainda contaram com a oitava música ‘Uirapuru’, de Rafael Senra; a nona intitulada ‘Canícula’, de Ronilson Mendes; e a décima e última canção, chamada ‘Corpo Fechado’, de Nonato Santos.
Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social
Foto: Júnior Dantas
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL