Amapá Digital | Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025.
As ações, coordenadas pela SVS, ocorrem nos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jarí. O objetivo é conter o surto de sarampo.
Vacinação tem ocorrido em locais estratégicos nas cidades para conter o surto de sarampo
Entre os dias 2 a 6 de agosto a força-tarefa que vem atuando para conter o surto de sarampo no Amapá, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), se concentrou nos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jarí, onde os vacinadores aplicaram 4.521 doses de vacinas, sendo 2.369 contra a influenza e 2.158 contra o sarampo.
As ações seguem esta semana nos mesmos municípios, mas o trabalho vai se concentrar em creches, UBSs e também de forma itinerante.
Em números absolutos os vacinadores aplicaram em Macapá 1.069 doses da vacina contra influenza e 821 doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); em Santana foram 889 doses aplicadas contra a influenza e 928 da tríplice viral; já em Laranjal do Jarí 411 pessoas foram imunizadas contra a influenza e 409 tomaram a tríplice viral.
"Estamos fazendo a nossa parte que é ofertar os imunizantes com toda a segurança, a população precisa se conscientizar que a imunização contra essas duas doenças também é importante. Continuaremos trabalhando até atingir o nosso objetivo que é imunizar a maior parte da população do estado", comentou Monique Uchôa, enfermeira da SVS e coordenadora da força-tarefa.
A vacinação para sarampo é para pessoas que nunca tomaram o imunizante ou não se recordam e têm até 59 anos de idade. As vacinas da influenza são abertas a toda população a partir de 6 meses de idade. Ambos os imunizantes também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para se imunizar.
Locais onde as equipes vão atuar esta semana:
Laranjal do Jarí
Macapá
Santana
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Nathan Zahlouth
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL