Amapá Digital | Sexta-Feira, 26 de dezembro de 2025.
“Estamos unidos no enfrentamento dos ciclos de violência a qual muitas mulheres, infelizmente, ainda estão inseridas”, afirmou o desembargador Carmo Antônio de Souza, em cerimônia, ocorrida na tarde desta segunda-feira (02), que marcou a abertura oficial da campanha Agosto Lilás. Agosto é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Rommel Araújo, as ações visam fortalecer as políticas de combate à violência doméstica, entre elas a Lei Maria da Penha. “Vimos certo avanço social com o advento da Lei 11.340, porém, ainda há muito o que ser feito, e para isso, precisamos manter o debate e o nosso compromisso de garantir a efetividade das políticas de proteção”.
Após a cerimônia, o desembargador Carmo Antônio de Souza, que atua na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do TJAP, proferiu a aula inaugural do curso “Capacitação em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com ênfase na perspectiva de gênero”.
Idealizado pela Escola Judicial do Amapá, o curso terá carga horária de 25h e tem como público-alvo magistrados e assessores jurídicos.
A solenidade de abertura foi realizada em formato híbrido, e reuniu magistrados e servidores de diversas comarcas do Amapá e também de outros estados, como a desembargadora Salete Silva Sommariva, presidente das Coordenadorias Estaduais da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Amini Haddad. Presencialmente, participaram a deputada federal Aline Gurgel e a deputada estadual Cristina Almeida.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL