MEDIADO PELO MP/AP, CONVÊNIO ENTRE PMM E CEA ALINHA REPASSE PARA CUSTEIO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM MACAPÁ



A Prefeitura de Macapá assinou um convênio com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) que visa a transferência da arrecadação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) ao município. O documento que foi assinado na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela CEA com o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP).

“É uma felicidade muito grande assinar esta última pendência do TAC que, certamente, trará grandes benefícios à gestão municipal. Este momento é importante para todos, pois entendemos que a cooperação entre os órgãos deve sempre existir”, declarou o prefeito Dr. Furlan.

Durante a assinatura do convênio, que aconteceu na sede do Ministério Público do Amapá, a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, destacou o papel da instituição na mediação e na busca por soluções pacíficas entre os órgãos.

“Hoje nós temos que ser indutores das políticas públicas, mediações, conciliações e acordos. A judicialização é o último caso e usamos ela quando todas as outras medidas não tiveram sucesso. Precisamos andar no mesmo sentido e todos estão de parabéns pela resolução do problema”, afirmou Ivana Cei.

Convênio

A partir do documento, a CEA ficará responsável pela arrecadação da tarifa junto à população local e, mensalmente, a empresa contabilizará o valor total arrecadado para repassá-lo ao município. Em seguida, a Companhia depositará o valor integral da cobrança mensal da tarifa no Fundo Especial de Iluminação Pública, que é vinculado à manutenção desse serviço.

De acordo com o diretor-presidente da Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip), anteriormente o repasse da CEA à Prefeitura era de R$ 700 mil, através da assinatura do convênio, a Companhia repassará o valor integral, que é de aproximadamente R$ 1,3 milhões.

“Este acordo prevê a redução da taxa de administração que era de 5% para 1%”, destaca o secretário José Elia Rigamonti.

“Com essa verba vamos continuar fazendo a manutenção do parque de iluminação da capital. Paralelo a isso, vamos trabalhar na melhoria da iluminação pública da capital”, completa o gestor.

O convênio assinado entre a Prefeitura de Macapá e a CEA tem a duração de cinco anos e exclui clientes que consomem até 50 KWH. Isso se dá em função da Lei complementar n° 110/2014-PMM, que isenta, entre outras categorias, imóvel predial de aposentados que receba proventos igual ou inferior a um salário mínimo e que seja a sua única fonte de renda familiar.

Outros convênios

Além de Macapá, outros municípios também tiveram o repasse da taxa da Cosip e na ocasião, o presidente da CEA, Marcos Pereira, destacou que o documento assinado junto a Prefeitura de Macapá serviu de base para as demais prefeituras do Amapá.

“A capital foi um laboratório e levamos essa situação às demais prefeituras que tiveram que também questões relacionadas a iluminação pública. Agradecemos a acolhida do Ministério Público e da Prefeitura. Estamos aqui para estabelecer uma relação de igualdade para atender as necessidades de um grande consumidor da CEA”, disse.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL