Governo do Estado inicia distribuição da maior remessa de vacinas recebidas contra covid-19


Serão imunizados 100% dos públicos prioritários, como forças de segurança e salvamento e ribeirinhos. Será dada a continuidade na vacinação dos trabalhadores da educação e da saúde.


Na tarde desta quinta-feira, 10, o Governo do Estado do Amapá, através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), iniciou a distribuição da maior remessa de vacina contra covid-19 já recebida pelo estado. Os primeiros a receber foram os municípios de Macapá e Santana. Os demais municípios receberão sua parte do lote de imunizantes a partir desta sexta-feira, 11.

São 44.250 doses da Astrazeneca e 8.190 doses da Pfizer. Neste lote foi atendido o pedido do governador Waldez Góes ao Plano Nacional de Imunização (PNI) de 29.330 doses extras para ribeirinhos.

Pelos cálculos da SVS, com essa remessa será possível alcançar 100% do público alvo dos seguintes grupos: ribeirinhos, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores do transporte aéreo, forças de segurança, salvamento e forças armadas. Além disso, também ampliará a vacinação de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente grave, trabalhadores da educação e da saúde.

De acordo com a SVS, o município de Macapá recebeu um ajuste de 1.000 doses da vacina Astrazeneca destinadas a trabalhadores da saúde. O ajuste foi acordado com o município para atender profissionais do sistema de saúde de entidades particulares.

“Essa remessa vai nos possibilitar um avanço significativo na imunização dos grupos prioritários. Assim, com a chegada de novas doses, em breve, iremos avançar também na imunização de outros grupos e faixas etárias e atingir nosso objetivo que é ampliar a vacina para todos os amapaenses", afirmou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

A distribuição da Pfizer, segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS) pode ser realizada em até 12 horas e o armazenamento, de acordo com a resolução nº 2124 do MS, foi ampliada para até 31 dias em temperaturas positivas de 2ºc a 8ºc. Dos 16 municípios amapaenses, 14 receberam cotas deste imunizante, com exceção de Oiapoque e Itaubal que solicitaram somente Astrazeneca por questões estruturais de armazenamento.

 

Por: Nathanael Zahlouth /  Foto: Albenir Sousa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL