Curso de teatro da Unifap abre cadastro para mapear artistas com deficiência no Amapá



O curso de teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap) iniciou um cadastro de artistas com deficiência de qualquer tipo, seja física, visual, auditiva, entre outras, nos 16 municípios do estado. A ideia é que o mapeamento sirva para conhecer a presença desse público no segmento e incentive políticas públicas no setor.

O formulário para inscrição dos artistas com deficiências foi disponibilizado na web (clique e confira). O levantamento iniciou em março e segue até o final de junho.

Emerson de Paula, professor do curso de teatro, explicou que o projeto busca a valorização do público com deficiência, mostrando que também são aptos a todas práticas culturais, não apenas as artes cênicas.

"O cadastro não é apenas para pessoas do teatro. É qualquer tipo de artista. Seja o artista que possui algum tipo de deficiência, que vive da sua arte ou ele tem uma profissão paralela à arte. Buscamos ensinar que a pessoa com deficiência também é artista. É um corpo diferente do outro, mas que também possui talento", afirmou.

Representante do Instituto Inclusão no Meio do Mundo, Kersia Celimary, se cadastrou como apresentadora de um programa de rádio. Portadora de cegueira, ela espera aprender mais sobre acessibilidade cultural no teatro e conhecer mais pessoas com o mesmo interesse.

"Ele serve para você saber quem são as pessoas com deficiência que se interessam pela arte em Macapá e também para você entender esse universo como pessoa com deficiência e também aprender a cultura e como se portar numa peça de teatro caso venha a se apresentar, cantar, dançar. Enfim, é muito importante para você poder criar", disse.

Ao final, o curso vai criar um catálogo de artistas com deficiências e realizar um festival com foco na acessibilidade cultural, além de levar o debate sobre políticas públicas ao segmento para os governos estaduais e municipais.

 

Fonte: G1-AP / Foto: Bruno Albernaz

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL