Amapá Digital | Sábado, 27 de dezembro de 2025.
Dos 23 vereadores eleitos após o resultado do 1º turno da eleição, apenas 4 mulheres vão ocupar as cadeiras da Câmara Municipal de Macapá (CMM). Com isso, o número de vereadoras permanece o mesmo da legislatura atual, com 17% de ocupação.
Outro número que chamou atenção foi a renovação da composição da Câmara que chegou a 56,5%.
O processo eleitoral trouxe um candidato negro como o mais votado e, apesar do número de vereadoras ter sido mantido, houve duas trocas para as mulheres. Luany Favacho (PROS) foi a candidata mais bem votada com 2.952 votos.
“Foi uma representatividade muito baixa, realmente. Eu estimulo sempre as mulheres a participarem da política, as mulheres devem se posicionar cada vez mais e a minha responsabilidade aumenta dentro do parlamento municipal”, declarou.
Com 4.853 votos, Dudu Tavares (PDT) foi o candidato que mais recebeu votos para vereador. O eleito é advogado eleitoral e criminal e disputou pela primeira vez uma eleição.
“A eleição se deu em função de estarmos trabalhando com aquilo que é humano, com aquilo que é real, com aquilo que é possível. Estamos vendo o que passamos a nível de mundo e queremos fortalecer o empreendedorismo, capacitar jovens e mulheres, queremos que jovens sejam protagonistas e que as mulheres sejam empoderadas”, falou.
Dudu Tavares (PDT) foi o candidato mais votado em Macapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Eleitos que vão assumir o novo cargo:
Os 10 nomes que garantiram a reeleição:
Fonte: G1-AP
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL