Amapá Digital | Sexta-Feira, 29 de agosto de 2025.
A culpa é um sentimento presente em muitas pessoas e qualquer coisa é motivo para ativá-la e tirar o sono. Mas até quando vamos viver tapando buracos?
Constantemente nos culpamos. Se trabalhamos demais é porque não aproveitamos a família, se estamos com os entes queridos, não estamos dando tudo de nós no ofício. Mas quando será que vai estar bom?
Autora de Todo Santo Dia, obra que já vendeu mais de 10 mil exemplares em plena pandemia, Andreza Carício mergulhou em uma busca por si mesma e não deixou de perceber que precisamos colocar cada coisa em seu lugar e definir prioridades momentâneas.
Com o isolamento, fica ainda mais fácil que o Fantasma da Culpa nos assombre todos as noites e, claro, nos dias também. Não estamos trabalhando o quanto deveríamos, mas não podemos deixar de trabalhar, afinal é um momento econômico complicado. Estamos com nossas famílias, mas não 100%, pois a cabeça e o espírito estão muito abalados por esse delicado processo de quarentena. Um prato cheio para esse atormentador.
Mas viver na culpa é constantemente tapar buracos, é não ter alegria. E todo esse contexto, não por menos, leva as pessoas à exaustão. A Andreza acreditava que se não estivesse ocupada e fazendo tudo ao mesmo tempo, ela não seria especial. Portanto, parou de corroborar com essa mentira e começou a perceber que é preciso ter o tempo para tudo de forma bastante equilibrada, ficar com a família, trabalhar e descansar.
E para explicar aos leitores como fazer para exterminar o Fantasma da Culpa, a autora dedicou um capítulo inteiro de Todo Santo Dia apenas para isso e deu algumas dicas:
- Determine onde vai estar e quando vai estar. Você faz a sua agenda.
- Programe seu tempo! Vai dar para fazer tudo com equilíbrio se você se planejar.
- Organize suas prioridades!
- Respeite-se! O seu tempo e a sua vontade.
- Quando o fantasma estiver chegando, respire 10 vezes profunda e lentamente, imaginando que o ar que entra é a paz e o que sai é a culpa.
Sobre a autora: Escritora, palestrante, tabeliã e CEO da marca Todo Santo Dia, uma filosofia de vida que remete à consistência e à sabedoria de compreender o milagre diário da vida. Nasceu no Recife e atualmente vive no interior de São Paulo, com o marido e duas filhas. Tanto os pequenos quanto os grandes desafios do cotidiano a tornaram mensageira e conectora de vivências de transformação pessoal e auto aperfeiçoamento humano. Ela compartilha as lições que aprendeu a partir das formações e dos treinamentos de inteligência emocional e espiritual que realizou no Brasil e no exterior. São técnicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e que têm o poder de ajudar você a desenvolver um estilo de vida positivo, através de pensamentos, emoções, espiritualidade e atitudes capazes de superar a insegurança e o medo de ser feliz.Sinopse: "Todo santo dia" não é mais um livro de "autoajuda oba-oba" que propõe mudanças impossíveis de serem seguidas. Andreza Carício propõe atitudes práticas e aplicáveis que modificarão suas sinapses neurais para ter uma vida mais próspera e com significado. Com todos os desejos realizados, filhas amadas, um marido pelo qual sempre fora apaixonada, casa dos sonhos, emprego estável e satisfatório havia um desgaste, uma exaustão na rotina. A falta de força e de vida para sustentar tudo pelo que batalhou durante anos para conquistar era aterrorizante. A escritora se perguntava onde estava a menina alegre, cheia de energia e entusiasmo, com aquela chama vital que fazia os olhos brilharem. Diante de tantos questionamentos veio o insight que fez com que ela fosse em busca de mudanças para obter respostas. O que transformou a vida de Andreza Carício e pode modificar a sua também está nas páginas de Todo santo dia. O livro não traz fórmulas mágicas ou rotinas de exercícios impossíveis de serem realizadas. O conteúdo rico e pragmático que chega aos leitores como um presente, serve para preencher os dias com atitudes poderosas e fortalecê-los diante das adversidades do dia a dia, com a energia em alta, com saúde, felicidade nos relacionamentos e prosperidade em todos os âmbitos da vida. A proposta da obra é que todo santo dia seja uma oportunidade, um presente literalmente, de enxergar os acontecimentos da rotina com discernimento e avaliá-los como: aprendizado ou inspiração. Que ao abrir a mente e o coração ao novo o leitor possa olhar-se no espelho, com gratidão e compaixão e se perguntar: o que posso fazer por você hoje que vai encher o seu coração de felicidade?"
Ficha Técnica:Título: Todo Santo DiaAutora: Andreza CarícioPreço: 34,90Selo: Literare Books InternationalISBN: 978-85-9455-172-6Formato: 16 x 23cmPáginas: 294
FONTE:Enxame - Coletivo de Comunicação
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL