Amapá Digital | Sábado, 27 de dezembro de 2025.
Garantir a alfabetização de todas as crianças amapaenses na idade certa é o compromisso assumido pelo Governo do Amapá através do Programa Criança Alfabetizada, que está entregando 88.246 mil kits pedagógicos para estudantes das escolas públicas da rede estadual e municipal.
VEJA TAMBÉM: Programa Criança Alfabetizada entrega mais de 88 mil kits pedagógicos às escolas de todo Amapá
A entrega dos materiais foi acompanhada nesta terça-feira, 21, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que destacou a importância de trabalhar a alfabetização na fase inicial para que os estudantes ingressem mais bem preparados no ensino médio.
“Esse é um programa de Estado que envolveu diversos atores para fortalecer o conceito de educação integral, desde a educação básica até a formação superior. Trabalhar a alfabetização nessa fase inicial garante que essa criança não apresente deficiências de aprendizado quando chegar mais à frente”, afirmou Góes.
O material que está sendo distribuído pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) é composto por livros didáticos para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e kits pedagógicos com instruções em sala de aula para professores dessas séries. Ao todo, são 80.931 kits para estudantes e 7.315 kits para professores.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, destacou que essa é mais etapa do Programa de Aprendizagem do Amapá onde, além de práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas da rede estadual e dos 16 municípios, também garante incentivos fiscais, para reforçar a aprendizagem dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
“Desde que o programa foi lançado, já colocamos em prática uma série de iniciativas como a formação continuada para todos os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que atuam na alfabetização”, ressaltou a secretária.
Nesta etapa, já receberam os kits as secretarias de Educação dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Pracuúba. O secretário Municipal de Educação de Mazagão, Manoel Souza, comentou sobre a qualidade do material, que leva para dentro da sala de aula conteúdos regionalizados.
“Através desse programa os nossos alunos tem acesso a um material que está dentro da nossa realidade e da nossa literatura, foi uma iniciativa muito louvável do governo em tomar à frente nesse processo”, ressaltou Souza.
Na próxima quarta-feira, 22, os municípios de Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá receberão os materiais didáticos. Na quinta-feira, 23, será a vez das escolas de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio receberem os carregamentos.
Calçoene, Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari terão acesso aos kits na próxima semana. A expectativa do Programa Criança Alfabetizada é que as entregas sejam realizadas, seguindo o cronograma estabelecido, até 31 de julho.
Por: Gabriel Dias / Foto: Maksuel Martins/Secom
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL