Amapá Digital | Sábado, 30 de agosto de 2025.
A participação de artesãos amapaenses no 13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras foi positiva. Em cinco dias de evento, 9 a 13 de outubro, em São Paulo, foram comercializadas 756 peças em madeira, argila, fibras vegetais, sementes, flores, cascas, folhas secas, fios, tecidos e materiais recicláveis. Isso representou um faturamento de R$ 40,9 mil. O estande do Amapá foi premiado pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), como um dos mais organizados e visitados.Para a artesã Maria Sueli de Oliveira Pantoja, poder mostrar para o Brasil e para o mundo o artesanato do Amapá, é muito especial.
“Eu já participei de várias feiras de artesanato, e, a cada edição, a gente vê o encanto que as pessoas têm pelas nossas obras. Eu agradeço ao Governo do Amapá, pela oportunidade de expor meu trabalho no salão do artesanato”, agradeceu.O Amapá participou do evento com mais de 12 toneladas de peças, e um total de seis artesãos. Antônio Augusto Simão Neto, Celso Valadares Sales, Eunice Pereira da Rocha, Josélio dos Santos da Silva, Maria Sueli de Oliveira Pantoja e Sandra Maria de Melo Alfaia foram selecionados por meio de Edital de Chamamento Público, lançado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), conforme as diretrizes do PAB.As peças foram transportadas em carreta até o Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, local do evento, através de parceria entre a Sete e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). A instituição também deu treinamento aos artesãos sobre como participar de feiras e missões, e outra a respeito do atendimento de excelência ao cliente.
“Nosso artesanato esteve em evidência em São Paulo, e foi bastante elogiado pelas pessoas que visitaram o estande do Amapá. Quero agradecer o empenho e a dedicação de nossos técnicos que acompanharam os artesãos e ajudaram na organização do estande, e, também, ao Sebrae, pela parceria. O Governo do Amapá não tem medido esforços para garantir a presença deste segmento e de seus produtos em feiras e salões de artesanato nacionais”, falou Marcella Chesca, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.Reconhecimento
A coordenação do PAB entregou ao Governo do Amapá, que recebeu por meio da Sete, um prêmio pela brilhante participação no 13º Salão do Artesanato – Raízes do Amapá. A comenda foi um reconhecimento pelo nível de organização, participação dos artesãos, apoio logístico dos técnicos da Sete e qualidade e diversidade das peças artesanais.
Por: João Clésio / Foto: Ascom/Sete
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL