Amapá Digital | Domingo, 31 de agosto de 2025.
Hoje, 26 de fevereiro, é o dia daqueles que se dedicam a deixar nossas vidas mais doces e felizes, que arrancam sorrisos até daqueles que vivem eternamente de mau humor, o comediante. Uma profissão que apesar de ser uma das mais antigas do mundo, ainda não recebe o reconhecimento merecido.
A profissão de ator é antiga, mas os primeiros atores que surgiram foram os comediantes, que faziam de sua arte, da sátira e do humor uma forma de denunciar o que estava de errado na sociedade. Muitas revoluções se iniciaram a partir das ideias difundidas pelos comediantes.
Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, já existiam teatros típicos de máscaras, tanto tragédias como comédias. A profissão foi evoluindo, os tipos de público e de espaço foram mudando. Nos nossos dias, o tipo mais comum de comediante são os que se dedicam aos chamados stand-ups.
No dicionário, o comediante é a pessoa que faz uso do humor nas artes cênicas, podendo participar de espetáculos, filmes e seriados. Comédia é a categoria que define tudo o que é engraçado e que faz o seu público rir.
Para muitos atores interpretar um comediante não é fácil, para atuar como comediante a pessoas deve ter um ritmo, conhecido como timing, que identifica qual o melhor momento para fazer alguma coisa engraçada.
Geralmente o comediante, além de interpretar, escreve textos cômicos, o que é muito mais do que um conjunto de frases engraçadas. Precisa-se pensar nas entonações, no jogo de corpo, nas possibilidades das expressões faciais entre muitos outros elementos.
Quem vive da arte de fazer rir também passa por outro problema, vivemos uma época em que fazer comédia pode gerar um processo, os comediantes traçam uma linha tênue entre o humor e o preconceito. É cada vez mais complicado fazer humor, em especial para pessoas que se ofendem com facilidade.
O trabalho do comediante depende tanto de seu esforço quanto da receptividade do público. Às vezes o comediante faz um bom trabalho, porém o público não é favorável para aquela espécie de apresentação. Isso tudo torna o trabalho ainda mais difícil.
Um comediante pode atuar na televisão, no rádio, teatros, shoppings, bares, ruas, praças, restaurantes, pizzarias, churrascarias e diversos outros estabelecimentos. A ascensão das mídias sociais nos meios eletrônicos, facilitou a interação entre o comediante e seu público. Vários youtubers se identificaram com a característica de comediantes e passaram a usar a internet para fazerem sua arte e alegrar nossos dias. (Por Araciara Macedo - aGazeta)
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL