Amapá Digital | Domingo, 31 de agosto de 2025.
Filho de professores e com apenas 10 anos de idade, Rafael Nery é um dos escritores mais jovens do Amapá. O primeiro trabalho do jovem escritor, intitulado “O menino e a rua”, foi lançado no dia 09 de fevereiro na Loja Maçônica de Macapá.
Em conversa com a Gazeta, Rafael contou que tinha apenas seis anos de idade quando começou a formatar as primeiras escritas do que iria se transformar em “O menino e a rua”. “Eu tinha seis anos e estava no segundo período, comecei a escrever os primeiros rabiscos do meu livro, mas era uma pessoa que não gostava de mostrar o que estava fazendo, então eu escondia da minha mãe, mas já tinha na cabeça a ideia de que queria ser escritor”.
O livro de Rafael conta a história de um menino cadeirante, chamado Felipe, que vê a rua através de uma janela, enquanto as crianças brincavam, ele observava através da janela toda a movimentação, então um dos garotos resolveu ir até a casa do menino para chama-lo pra brincar, mas a mãe, por conta da limitação do filho, não permitiu.
Por semanas o garoto tentou, sempre recebendo a negativa da mãe, até que resolveu mostrar pra mãe de Felipe que, mesmo sendo cadeirante, o menino poderia brincar como qualquer outra criança e a mãe finalmente permitiu. O livro de Rafael passa a mensagem de que, na maioria das vezes o preconceito que uma criança especial sofre, vem de dentro de sua família.
Rafael conta que conheceu um garoto cadeirante na rua onde morava e que, foi observando o garoto que a ideia do livro surgiu. “Eu ficava impressionado com a felicidade que o menino transmitia, eu já conhecia alguns cadeirantes e sempre observei que eles eram tristes, mas esse garoto, mesmo com a limitação que tinha era muito feliz”.
O escritor acredita que as crianças podem mudar o preconceito de que são vítimas, porque atuam na vida de maneira diferente. “Acho que podemos mostrar para os adultos que o preconceito vem deles, porque não importa se uma criança é especial, nas brincadeiras somos todos iguais e brincamos de maneira igual”.
Conheça o autor
Rafael Lucas de Lima Nery nasceu em 29/12/2008, é uma criança muito curiosa e especial, começou a escrever suas primeiras histórias aos seis anos de idade, demonstrando uma criatividade intensa.
Além da escrita, Rafael gosta de pintura, música e artes marciais, é um aluno aplicado e disciplinado. Seu livro mostra a importância da brincadeira, principalmente para as crianças que tem alguma limitação. (Por Araciara Macedo – Da Redação)
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL