Amapá Digital | Quinta-Feira, 04 de setembro de 2025.
Aberta na sexta-feira, 09, na galeria Antônio Munhoz Lopes, na unidade do Sesc Araxá, a exposição Amorfo do artista Jan M. O, surpreende, pois usa diversas técnicas para fazer a composição dos desenhos. O nanquim, pontilhismo e camadas de tinta em spray, estão presentes em “Amorfo” e propõe que o visitante possa fazer diferentes leituras de uma mesma imagem. A mostra também é composta por gravuras e objetos.
A exposição tem percorrido diversas galerias no Brasil e recebido critica positiva por onde passa. Gleber Pieniz, Jornalista e crítico de arte de Santa Catarina, escreveu no blog do NACASA – Coletivo Artístico, que a metodologia dos desenhos de Jean remete aos tradicionais trabalhos de arte figurativa, às litografias de um passado onde pintura, gravura, fotografia e outros processos visuais compunham um campo estético e tecnológico comum, tempo em que o domínio da ferramenta e do material não só caracterizava o artesão, mas também bastava como requisito para a legitimação do trabalho desenvolvido.
Na narrativa sobre o trabalho do artista, o crítico diz que, na arte de Jan M.O, o apuro técnico e o rigor das formas são, curiosamente, a base segura de onde podem partir as mais surpreendentes experiências do olhar, “Jan M.O. é um dos poucos nomes de sua geração a submeter a obra a um regime de trabalho manual meticuloso, a operar com precisão os elementos físicos e conceituais da sua arte e a dispor com rara habilidade tanto dos potencias quanto das limitações do percurso poético que escolheu para si”.
A exposição é gratuita aos que desejam apreciar as obras de Jean M.O. Sua poética tem como objetivo transferir reflexões e experimentações gráficas, empíricas e pessoais, de modo a contar uma história e traçar movimentos pela reconstrução gráfica - e agora amórfica - ou pelo reflexo e cumplicidade de sutilezas e ambiguidades.
A exposição Amorfo seguirá aberta para visitações públicas até o dia 9 de dezembro na galeria de arte Antônio Munhoz Lopes, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h.
Conheça Jean M.O
Artista visual e designer gráfico. Explora as técnicas de desenhos há mais de quinze anos e, recentemente, as práticas de gravuras e a criação de objetos. Sua poética utiliza tanto os processos manuais quanto as experiências industriais na produção de artes. Seu currículo assinala exposições individuais no Distrito Federal, em Goiás, em Minas Gerais, em Sergipe, em São Paulo e em Santa Catarina (onde reside e atua), além de participações em coletivas e salões em outros estados brasileiros e em países como Colômbia e Espanha. (Por Araciara Macedo - Da Redação)
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL